Gary Edgerton lembra que a televisão penetrou nos lares americanos em velocidade nunca vista. O rádio tinha levado 25 anos para atingir 35 milhões de domicílios, o automóvel precisara de 50 anos, o telefone, de 18. A TV chegou a esse ponto em 10 anos. E espalhou seu consumo como o de um vício indomável. No início dos anos 2000, o americano típico ficava diante da TV umas 4 horas diárias, mesmo com a concorrência das outras mídias, que já decolavam. [ The Columbia history of American television / Gary R. Edgerton, 2007, Columbia University Press] Provavelmente ninguém compreendeu melhor o potencial político da TV do que John F. Kennedy, o presidente-galã dos anos 1960. Em 1959, ainda como senador, ele escreveu um artigo no TV Guide , evidenciando essa comprensão: “A Force That Has Changed the Political Scene”. O texto constatava alguns efeitos, mas, naquela altura, era uma grande antecipação de fatos. Em 26/09/1960, logo depois dessa profecia, aconteceria a revelação da palavra do