Modelo Hanne Gaby Odiele revela ser intersexual


AMY B WANG/WASHINGTON POST - O ESTADO DE S.PAULO
Hanne Gaby Odiele no backstage da Michael Kors.
Hanne Gaby Odiele no backstage da Michael Kors. Foto: Elizabeth Lippman/The New York Times


Ela é presença confirmada nas passarelas de Nova York, Paris e Milão. Já posou para as páginas da Vogue e é queridinha de grifes como Chanel e Dior. Mas de acordo com Hanne Gaby Odiele, supermodelo de 29 anos de Kortrijk, na Bélgica, uma de suas maiores conquistas aconteceu na última semana.
Quase sem maquiagem, nos escritórios de sua agência de modelos em Nova York,
Odiele sorriu quando uma câmera começou a gravar. "Oi eu sou Hanne - disse alegremente, admitindo estar nervosa depois - e estou animada para deixar o mundo saber que sou intersexual.”
Na segunda-feira, 23, com o lançamento de uma série desses vídeos, Odiele tornou-se uma das poucas figuras proeminentes a revelar publicamente que nasceu intersexo, um termo que descreve pessoas com traços sexuais que não são claramente masculinos ou femininos.
Cerca de 2 por cento da população mundial nasce com traços intersex, de acordo com a ‘Interact Advocates’ para a ‘Intersex Youth’, uma organização sem fins lucrativos que busca aumentar a conscientização sobre o assunto. O grupo observa que a estatística é aproximadamente a mesma que a porcentagem de pessoas nascidas com cabelo ruivo - e ainda assim permanece um estigma.
"A maioria das pessoas não sabe que nós existimos," disse Odiele, que fez o anúncio ao lado do grupo. Por mais de um ano, ela pensou na forma que poderia falar da sua própria história: sobre o silêncio e a confusão em torno dos tratamentos médicos na infância e as cirurgias dolorosas que sofreu sem consentimento."Estou falando porque é hora do maltrato chegar ao fim. Isso me causou muita dor”, acrescentou. 
De acordo com a Sociedade Intersexual da América do Norte, traços intersex incluem anatomia reprodutiva ou sexual que não são tipicamente masculina ou feminina. "Por exemplo, uma pessoa pode ter nascido parecendo ser do sexo feminino do lado de fora, mas com uma anatomia predominantemente masculina no interior", observa o grupo em sua página dedicada às perguntas sobre o que significa ser intersexual. 
"Ou uma pessoa pode nascer com órgãos genitais que parecem estar entre os tipos habituais masculinos e femininos - por exemplo, uma menina pode nascer com um clitóris notoriamente grande, ou sem uma abertura vaginal, ou um menino pode nascer com um pênis notavelmente pequeno, ou com um saco escrotal dividido, parecendo lábios."
As características intersexuais não se limitam à anatomia: uma pessoa também pode nascer com ‘genética do mosaico’, com algumas células com cromossomos XX e outras XY, de acordo com o grupo. Enquanto algumas pessoas intersex são identificadas no nascimento, outros só descobrem tais características mais tarde.
Odiele nasceu com síndrome de insensibilidade aos androgênios, ou AIS, com cromossomos XY tipicamente encontrados em homens. Ela tinha 10 anos de idade quando foi submetida a uma cirurgia na Bélgica para remover os testículos que não desceram, contou ela.
Na época, a consciência sobre as pessoas intersex era escassa. Médicos disseram a seus pais que ela poderia ter câncer se não passasse pela cirurgia, e então eles concordaram - mas os médicos nunca revelaram a Hanne Gaby o motivo. "Ninguém nunca me falou de intersex," disse ao Washington Post. "Eles me disseram que eu era anormal e que eu não deveria falar com ninguém."
Quando a modelo completou 18 anos, fez uma cirurgia reconstrutiva vaginal - até hoje ela a descreve como profundamente traumatizante. Foi nessa época que Odiele digitou alguns de seus ‘sintomas’ na internet e encontrou uma revista adolescente holandesa perfilando as meninas que nasceram intersexo.

Comentarios

Entradas más populares de este blog

De crime a arte: a história do grafite nas ruas de São Paulo

Emocionante conversa com mulheres e homens transgêneros encerra a Mostra de Documentários e Curtas Transdiversidades, no Rio, realizado em comemoração ao dia da Visibilidade Trans.

30 museus virtuais para você visitar sem sair de casa

Histórico da luta de LGBT no Brasil

Cinco nomes de Sodomitas que você respeita

300 cineastas denunciam o retrocesso da Ancine no Urso de Ouro em Berlim

O Corredor das Águas - Cretã Kaingang - IV

Casa para abrigar LGBTs expulsos pela família é inaugurada após 'vaquinha'